quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Experiências a realizar

Apresentamos agora a lista da experiências que iremos realizar junto dos alunos das escolas envolvidas no nosso projecto:
  • Pega monstros;
  • Sopro mágico;
  • Enche um balão;
  • A esferovite que desaparece;
  • Mensagem secreta;
  • Bolas saltitonas;
  • Gotas flutuantes;
  • Mini-erupção vulcânica.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Objectivos do trabalho de projecto

Os objectivos que se seguem serão os principais fins que o nosso trabalho de projecto visa alcançar:

1. Comemorar uma ciência necessária ao nosso dia a dia, a química, no âmbito do ano internacional da química, 2011, divulgando-a através de diversas actividades;
2. Cultivar o interesse pela ciência, mais propriamente pela química, nos mais jovens;
3. Aprofundar alguns conhecimentos na área da química;
4. Investigar e perceber os mecanismos das experiencias a realizar, de forma a pô-las em prática de forma correcta;
5. Interagir com as crianças, de modo a demonstrar, de forma simples e clara, os conhecimentos adquiridos em anos anteriores e aprofundados no decorrer do trabalho;
6. Dar oportunidade às crianças a oportunidade de contactar com materiais de laboratório, com o apoio necessário;
7. Explicar os métodos laboratoriais de forma adequada à idade das crianças, não desprezando, simultaneamente, a linguagem química.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Um cientista no seu laboratório não é um mero técnico: é também uma criança que confronta os fenómenos naturais que o impressionam como faziam os contos de fadas.

Marie Skłodowska-Curie

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro.

Albert Einstein
A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.

Albert Einstein

Química de Palmo e Meio

Química de palmo e meio é um projecto inserido na disciplina de Área de Projecto de 12ºano de escolaridade.
A criação deste blog visa, essencialmente, divulgar o projecto junto da comunidade cibernauta e despertar o interesse pela Química.

O tema que escolhemos prende-se com a área em que todos os elementos deste grupo querem prosseguir estudos e alargar os seus conhecimentos: a Química.
Para além disto, ambicionamos também reforçar alguns conhecimentos já adquiridos em anos anteriores, consolidando diversas temáticas relacionadas com este tema.
Por outro lado, pretendemos despertar o interesse pela Química em crianças que frequentem a escola entre o 1.º e o 6.º anos. Decidimos restringir o nosso trabalho de projecto a esta faixa etária visto que acreditamos que estas crianças devem ter contacto com a Química desde tenra idade, o que lhes poderá permitir sentir afinidade com esta ciência.
O nome “Química de palmo e meio” surgiu, provisoriamente, como título deste nosso trabalho, dado que a maior parte do nosso trabalho irá ser destinado às crianças.
Esperamos cumprir ao longo deste trabalho os objectivos anteriormente referidos, demonstrando todo o nosso empenho e dedicação.